Festa da Juçara

Divulgação do IPEMA:

Acontece de 12 a 14 de Setembro a Festa da Juçara, em sua 5ª edição, comemorando a safra excepcional de 2014 em Ubatuba. Desta vez, quem recebe os convidados é o Sertão do Ubatumirim, na área do campo de futebol.

A festa já se consagrou como uma importante manifestação cultural das comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas, envolvidas no trabalho de preservação da palmeira juçara. Traz para o público o melhor da culinária, utilizando a polpa de juçara como ingrediente. Pratos tradicionais ou invenções recentes, salgados ou doces, sucos, café com juçara, além de pães, bolos, associados ao demais produtos dos agricultores das comunidades, oferecendo sabores e saberes ao público que vai à festa.

Delícias e ainda muita diversão com as apresentações de música e dança que fazem parte da programação, como Fandango Caiçara, Concertada, Naco e Rafael, Tiê Trio, Espaço das Crianças, com contação de histórias e brincadeiras, bingo, entre outras atrações para todas as idades.

Começa na sexta às 19 horas, e segue pelo sábado e domingo a partir de 12 horas. Este encontro reúne em um final de semana três mil pessoas de todo o litoral e capital paulista, mostrando a culinária juçareira e os sons tradicionais do litoral norte. Não perca!

A Festa da Juçara é um evento apoiado pelo Projeto Juçara, desenvolvido pelo IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) em parceria com a Associação de Bananicultores do Ubatumirim e as comunidades parceiras do projeto. Tem apoio da Prefeitura de Ubatuba, FUNDART, Padaria Integrale, Empório Cerealista, Grão, Inteligraph e Bar da Almada. Para saber mais, veja www.projetojucara.org.br, ou ligue para (12) 3836-1350.