Voz de Mulher #25 - Mídia e Machismo


Nesta última terça (05/07/2016) o programa Voz de Mulher finalizou o tema referente aos últimos dia da campanha #33diasSemMachismo, comentando sobre cada tarefa e refletindo como podemos aplicar a campanha frequentemente em nossas vidas, já que o o dia #33 da campanha é: "volte para o desafio 1 e repita até tirar o machismo da sua vida". #TodosOsDiasSemMachismo.

Também foi trazido para o debate o poder da mídia para a propagação do machismo, seja nas mídias de massa, como a televisão, ou em mídias visuais, como quadrinhos, manchetes de revistas, games, blogs e etc. Mencionamos as notícias da semana, como o caso de agressão sofrida pela atriz Luiza Brunet e os ataques à roteirista Petra Leão, após uma postagem equivocada em outra página sobre a HQ "Turma da Mônica Jovem", onde a personagem da Mônica dizia a frase "Meu Corpo, minhas regras". Internautas acusaram a roteirista de fazer apologia ao aborto e fizeram diversas ameaças à mesma.

Trouxemos o discurso da poeta Mel Duarte (vídeo no post) na FLIP 2016 e falamos também sobre como foi nosso evento: Roda de conversa "Feminismo no cotidiano: estratégias para quebrar o silêncio" com a roteirista Rê Correa no sábado (02/Julho/2016).

Participaram deste programa a tarológa e fotógrafa Déborah Gérbera (pela primeira vez em nosso estúdio), a estudante secundarista Bia Alves, a ilustradora Re Vitrola, Barbara Buck e Gabi Camargos.
(Confira nossa selfie na página do facebook)


Áudio do programa:
 


Playlist do Programa:

Lauryn Hill - I Gotta Find Peace Of Mind
Ciara - Like a Boy
Amanda Negrasim - Esperança Em Meu Canto 
Mulheriu Clã - Tem Que Saber Chegar part. Brisa Flow
Ieda Terra - Uma Palavra 
Mahmundi - Quase Sempre
Alicia Keys - If I Ain't Got You 
Spice Girls - Wannabe
Kate Nash - Foundations
Lorde - Royals

 


Poeta Mel Duarte em sua participação na FLIP 2016
 

Musa do nosso flyer: a cantora Lauryn Hill, em sua música que está na playlist ''I Gotta Find Peace Of Mind''
a cantora relata sobre uma mulher que deixa de viver um relacionamento abusivo


Referências mencionadas no Programa:

Documentário "The Mask You Live In" (disponível na Netflix)

Entrevista da roteirista Petra Leão (Turma da Mônica Jovem) 

Caso da jogadora coreana acusada de usar hacks por ser boa demais no Overwatch
 

Acompanhe nossos programas todas as terça, 20h30 no centro de Ubatuba pela 104.9 fm ou transmissão AO VIVO aqui pelo site da GaivotaFM, de qualquer lugar do Brasil. 

O Voz de Mulher é um programa feminista que nasceu da necessidade das mulheres de serem ouvidas e ocuparem mais espaços na mídia, falando de direitos da mulher, discutir questões de gênero e nossos papéis na sociedade e também aproximar as mulheres de Ubatuba, criando uma rede que fortaleça na luta e na busca por políticas públicas que atendam nossas demandas. 

Nossa página no Facebook é Voz de Mulher Ubatuba, e lá você acompanha sobre assuntos relacionados as pautas do programa, pode sugerir músicas e assuntos a serem debatidos e conferir os links comentados. Se você se identifica com o gênero feminino e é moradora de Ubatuba, e tiver interesse em participar do nosso programa mande sua mensagem: você é super bem-vinda. Não vamos ficar quietinhas!

 

 

 

Programa: