Voz de Mulher #27: Primavera das Mulheres


Em meio a relatos no programa desta terça, dia 19/07/2016, tivemos um despertar e um desabrochar entre espinhos e flores de como cada mulher presente em nosso estúdio se denominou feminista. Entre relatos de infância e cada caminho que levou nossas parceiras de programa a se conhecerem no feminismo, contamos com o estúdio cheio com a presença de Helô Vianna, Barbara Buck, Gabi Camargos, Deborah Gérbera, Re Vitrola, Marina Pedrosa e Roseane Moura, sendo as duas últimas em nosso estúdio pela primeira vez ♥

Caminhamos pelo programa mostrando que todas as mulheres que defendem a luta dos direitos das mulheres estão inseridas dentro do feminismo, mesmo que inconscientemente. Barbara Buck (Babi) nos contou um pouquinho sobre sua participação no I Encontro Feminista do Litoral Norte, representando o Coletivo Feminista de Ubatuba, do qual o Voz de Mulher é um dos braços em nossa luta incansável na luta pelos direitos das mulheres. Aliás, neste último domingo, ganhamos nova força com a criação do Coletivo Feminista do Litoral Norte "Priscila Siqueira'', onde foi formada uma nova força na união de mulheres de nossa região.

Em meio à ''onda feminista', refletimos no programa sobre o fato de sermos ''feministas em desconstrução constante'' (como a Rê bem lembrou em seu relato). Junto com outras mulheres, fica muito menos duro o caminho para ser feminista. Daí a importância de então,  dar nome às coisas, segundo menção de Helô Vianna em seu relato: "somos sim, feministas, e o Voz de Mulher é um programa que defende o feminismo!"

O Voz de Mulher também mencionou sobre a Primavera Feminista, que foi uma onda de empoderamento de mulheres e exposição do machismo em nossa sociedade e tudo o que ele trouxe de mudanças em meio a tantos ataques a direitos já conquistados.

Em nosso segundo bloco, discutimos sobre alguns posts e notícias da semana: como a freira italiana do Pará que traz uma leitura feminista da biblia, mostrando que mulheres podem se sentir representadas como deusas, trazendo o poder do feminino e como ele pode ser sagrado a todas nós.Comentamos também sobre monopólio masculino em mídias da internet, de modo a incentivar o público feminino a falar sobre temas relacionados ao seu corpo desconstruindo tabus e enfrentamento da grande indústria de higiene e limpeza.

E se tratando em novidades, o Voz de Mulher tem sua primeira parceria com o Tarot Luz de Vida, da Deborah Gérbera. Iremos sortear consultas de tarot e descontos exclusivos para os ouvintes da rádio Gaivota. Para quem quiser saber mais, só acessar nossa página do Facebook (CLIQUE AQUI) e também a página da Deborah (CLIQUE AQUI). 

Abaixo, vocês podem conferir algumas fotos incríveis tiradas no estúdio da Gaivota. Fm pela fotógrafa Roseane Moura, do Lente Materna, representando toda a energia que rola em cada programa Voz de Mulher:

 

 

E, finalmente, nossa playlist muito especial feita pela Babi, com música instrumental, flamenco e homenagens à mulheres incriveis e de extremo significado para nossa integrante. Lembrando que todas as músicas podem ser acessadas em nossa playlist colaborativa do Spotify:
 

Beth Carvalho - O Meu Guri
Rosa Passos - Você Vai Ver
Elis Regina - 20 anos Blue
Clara Nunes - Guerreira
Carmen Miranda -  Tic Tac do Meu Coração
Louise Wooley - Jotinha 
Bia Góes - Do Outro Lado do Quintal
Silvia Góes - Conflito de Gerações
Niña Pastori - Usted Abuso
Las Migas - Gitana Hechera
Silvia Perez Cruz e Las Migas - Maria La Portuguesa
Ojos de Brujo - Corre Lola Corre

Áudio desse programa na integra aqui:

 

Acompanhe nossos programas todas as terça, 20h30 no centro de Ubatuba pela 104.9 fm ou transmissão AO VIVO aqui pelo site da GaivotaFM, de qualquer lugar do Brasil. 

Voz de Mulher é um programa feminista que nasceu da necessidade das mulheres de serem ouvidas e ocuparem mais espaços na mídia, falando de direitos da mulher, discutir questões de gênero e nossos papéis na sociedade e também aproximar as mulheres de Ubatuba, criando uma rede que fortaleça na luta e na busca por políticas públicas que atendam nossas demandas. 

Nossa página no Facebook é Voz de Mulher Ubatuba, e lá você acompanha sobre assuntos relacionados as pautas do programa, pode sugerir músicas e assuntos a serem debatidos e conferir os links comentados. Se você se identifica com o gênero feminino e é moradora de Ubatuba, e tiver interesse em participar do nosso programa mande sua mensagem: você é super bem-vinda. Não vamos ficar quietinhas!


 

Programa: