Voz de Mulher #28: Tabus do Corpo Feminino

Antes de começar nosso post: Nessa semana o Voz de Mulher e o Tarot Luz de Vida realizaram seu primeiro sorteio. Nossa parceria, que semanalmente irá sortear uma consulta gratuita com 3 perguntas de tarot da Déborah Gérbera. Além disso, todos os ouvintes da Gaivota Fm e de nosso programa irão ter 20% de desconto em todos os formatos de consulta. Basta ficar ligado no programa e na palavra-chave dita em todo programa Voz de Mulher para concorrer, e no caso do desconto basta acessar o site www.tarotluzdevida.com.br e na finalização da sua compra, digitar a palavra. Esta semana, foi VOZDEMULHERparabéns à ganhadora! A palavra é válida por uma semana. 

No programa dessa última terça (26/07) trouxemos para o debate a médica sanitarista e professora da USP, Ângela Machado. Aqui no estúdio, Déborah Gérbera, Helô Vianna e Gabi Camargos desconstruindo juntas, com a grande experiência e bagagem de nossa convidada, tabus sobre menstruação, menopausa, sexo na melhor idade, fluídos corporais, pelos, parto e tantos tabus que envolvem o corpo feminino, sem ''nojinho ''.

Após muita polêmica na nossa página no Facebook sobre os temas abordados, decidimos fazer uma série de programas para desconstruir, entender de onde vem o nojo das próprias mulheres com seus corpos e darmos início à discussão, pensando em como podemos representar a imagem das mulheres idosas e todas as mulheres de um modo geral. Sendo, realmente, cada mulher única e com suas particularidades da liberdade de ser o que quiser!

Além de desconstruir esses ''nojos'', precisamos pensar no corpo feminino além da reprodução mostrando a diversidade de corpos femininos, falando da mulher idosa e seu prazer, discutindo então as fases e como cada mulher sente seu próprio corpo. A importância de todo esse debate é perceber que devemos deixar de achar que o corpo tem cheiro ruim, os padrões de beleza devem deixar de ser massacrantes e a partir da informação, quebrarmos os estereótipos. Nossos odores são naturais e nosso corpo precisa e deve ser aceito tal como ele é!

Devemos nós conhecer e aceitar que somos únicas, podemos ter controle sobre a anticoncepção,
 meninas e mulheres podem controlar seus corpos sem a pressão dos tabus, sendo livres de abusos, do patriarcado e sua cultura sem julgamentos. A mulher precisa deixar de ser propriedade da sociedade sendo donas de si  mesmas, com informação e conhecimento, já que o machismo vem deixando todas nós a mercê e prazer do homem.

No programa tivemos uma ótima discussão e na semana que vem, vamos seguir falando nos tabus
 que serão os tema que vamos trazer durante os dois primeiros programas do mês de agostoEnquanto isso nós, do Voz de Mulher, vamos tentando desconstruindo todos os tabus, padrões e trazendo informação, além de boa música! Acompanhem!

Link com áudio desse programa aqui:

 



Falando em música, olha nossa playlist aí:

Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own
Joss Stone - Right To Be Wrong
Sade - Kiss Of Life
Des'ree You Gotta Be
Ana Cañas - Devolve Moço
Zélia Duncan - Intimidade
Marisa Monte - Na Estrada
Adriana Calcanhotto - Back to Black
Annie Lennox - Waiting in Vain
Sinead O'Connor - No Man's Woman
Madonna - Cherish
Alanis Morissette - Uninvited

Acompanhe nossos programas todas as terças, 20h30 no centro de Ubatuba pela 104.9 fm ou transmissão AO VIVO aqui pelo site da GaivotaFM, de qualquer lugar do Brasil.  

 

Voz de Mulher é um programa feminista que nasceu da necessidade das mulheres de serem ouvidas e ocuparem mais espaços na mídia, falando de direitos da mulher, discutir questões de gênero e nossos papéis na sociedade e também aproximar as mulheres de Ubatuba, criando uma rede que  fortaleça na luta e na busca por políticas públicas que atendam nossas demandas.  

Nossa página no Facebook é Voz de Mulher Ubatuba, e lá você acompanha sobre assuntos relacionados as pautas do programa, pode sugerir músicas e assuntos a serem debatidos e conferir os links comentados. Se você se identifica com o gênero feminino e é moradora de Ubatuba, e tiver interesse em participar do nosso programa mande sua mensagem: você é super bem-vinda. Não vamos ficar quietinhas!

Programa: